Cultivar o amor pelas palavras desde cedo é abrir portas para o crescimento intelectual e criativo de nossos alunos
Transportar-se para mundos de fantasia, testemunhar um cavaleiro lutar contra moinhos de vento, acompanhar a criação de um boneco de madeira que gostaria de ser um menino. A leitura nos permite embarcar em aventuras e adquirir conhecimentos valiosos. E é por isso que a Maple Bear estimula essa experiência desde cedo, antes mesmo das crianças aprenderem a ler.
“Temos uma biblioteca em cada sala de aula e os alunos são estimulados a pegar os livros por conta própria. No caso das crianças que ainda não foram alfabetizadas, elas podem folhear os exemplares e verem as ilustrações. Isso é importante para que já comecem a ter contato com os livros”, explica Suelen Bueno, coordenadora da área de linguagens e humanidades da Maple Bear.
Para que o hábito de leitura fique enraizado nos alunos, os pais também cumprem um papel de destaque nesse processo. “É importante que os alunos tenham acesso à leitura fora da sala de aula. Por isso, em casa, ele precisa ter um ambiente letrado, com sua própria biblioteca, pois o contato com diferentes conteúdos contribui para que eles adquiram um repertório amplo”, conta Suelen. E os professores da Maple Bear ajudam nesse processo, fornecendo listas de livros para as famílias”, finaliza a coordenadora.
Além de estimular os alunos a manipular os livros desde cedo, os professores também realizam sessões de contação de histórias e leitura em voz alta. Desta forma, eles vão aprendendo o reconhecimento de letras e palavras por meio de obras poéticas, com rimas e músicas.
A ideia é que os alunos não apenas desenvolvam a habilidade de ler, mas que se tornem leitores fluentes, sabendo interpretar o que estão lendo. Assim também será possível serem bons escritores. Além de agregar novos conhecimentos, a leitura é um passaporte para novas culturas e hábitos, ajudando na construção da identidade das crianças e em seu desenvolvimento emocional.
A leitura prepara a criança para o sucesso acadêmico, facilitando o aprendizado em outras áreas do conhecimento. Por fim, ao cultivar o hábito da leitura, desde cedo, estamos investindo no desenvolvimento de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes, capazes de compreender o mundo ao seu redor e se expressar de maneira eficaz.
Este texto foi extraído da Revista Maple Bear, edição 16
Comments