top of page
Time de Redação

Excelência na Educação Bilíngue: sobre o futuro de nossos alunos

 Falar sobre o futuro de um estudante e suas composições para chegar ao sucesso, traz uma certa complexidade, pois se divide em várias frentes.  Então, vamos dividir também nosso artigo em blocos, para facilitar a compreensão.




Sobre a busca da excelência na educação bilíngue

No mês passado, recebemos em nossa escola, a doutora Antonieta Megale, expoente na área de educação bilíngue, diretora acadêmica da Maple Bear Global e professora da Universidade Federal de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na área de bilinguismo.  Desde que se juntou à rede, Antonieta vem contribuindo para revolucionar o nosso currículo, tornando-o mais robusto.


Antonieta e Paulo Abreu, nosso diretor, conversaram com os pais sobre a educação bilíngue e a metodologia de ensino usada na maior parte dos países do mundo.


Antonieta compartilhou que é de uma família de imigrantes, que lidou com essa questão de duas línguas em sua educação, inclusive com ensino bilíngue, embora na época não fosse comum.  E, que se sente feliz em poder impactar a vida de mais de 63 mil estudantes, em 39 países, junto com sua equipe pedagógica no Brasil e no Canadá.


A importância destes números é trazer a visão de que pertencemos a um ecossistema global, com muitas possibilidades de trocas, com um trabalho centrado no estudante, para oferecer algo sempre melhor e atualizado, com as melhores práticas mundiais. Somos uma escola canadense com uma visão para o mundo! E, é assim que queremos que nossos alunos se desenvolvam, que sejam capazes de ter uma mentalidade global para conhecer diversos contextos e participar de múltiplas interações, de modo reflexivo, autônomo e com autoconhecimento.


A Metodologia de Projetos e a Educação Integral: habilidades e competências para o século XXI

A educação integral vai além do aprendizado do conteúdo, fomenta a colaboração, a criatividade e a curiosidade, para que cada aluno possa contribuir para um mundo melhor. É assim que é pensado o nosso currículo: desenvolvido a partir do que chamamos de habilidades e competências para o século XXI. 


Mas não poderíamos deixar de fora as dimensões requeridas para que um aluno seja bem-sucedido no ENEM. Nossos conteúdos estão 100% alinhados à BNCC.  


Para isso, temos uma equipe canadense que trabalha nas áreas de Science, Math e English Language & Arts.  E, a nossa equipe brasileira, que trabalha nas demais áreas do aprendizado.  Com a integração entre estas equipes de educação bilíngue, conseguimos trabalhar um currículo integral, que ajuda a formar um aluno que sabe pensar, ponderar, fazer melhores escolhas, que trilhe um caminho de desenvolvimento, inclusive emocional e social.  E, isso vem trazendo resultados concretos, que são vistos especialmente nos alunos do Ensino Médio.


No último ano, tivemos alunos aprovados em 71 universidades, no Brasil e no exterior. E, sabemos que isso é devido à nossa metodologia que enfoca em ter alunos comprometidos com o próprio aprendizado, que tenham prazer em aprender, que tenham pensamento crítico e saibam solucionar problemas.  Por isso, nosso currículo não é a partir de memorização.  O aluno precisa entender por que está aprendendo um determinado assunto para conseguir articular recursos, para resolver problemas, para investigar o mundo. E, é com esta base, que nossos alunos têm excelente desempenho nas provas do ENEM.


Outra habilidade importante, parte do currículo, é a criatividade, a comunicação em diferentes contextos.  Para isso, nosso aluno é sempre convidado, em sala de aula, a argumentar, apresentar e expor suas ideias. E, isso se dá com a aplicação da metodologia de ensino baseada em projetos, um ensino em espiral. 


Nossa metodologia é investigativa e o conteúdo não se encerra em um ano.  Ele é revisitado em vários anos, cada vez de forma mais aprofundada. Por exemplo, se um aluno está estudando mamíferos, ele irá ver este tema novamente, mais à frente, de forma mais aprofundada. Isso vai de acordo com a maturidade do aluno e, o conhecimento dele vai se ampliando, se aprofundando.  


Esse currículo em espiral é amplamente usado em vários países do mundo.  A vantagem é que primeiro o aluno vai entender o conteúdo, ele se relaciona com diversas situações cotidianas e vai evoluindo em maturidade emocional e cognitiva e aprofundando seu conhecimento. Existem vários estudos que comprovam que o ensino em espiral é muito favorável ao aprendizado.


Outro pilar é a investigação e a formulação das ideias.  Nosso aluno não aprende simplesmente sentado, ouvindo o professor.  Vamos dar um exemplo bem prático.  Nossos alunos menores observam que objetos boiam ou afundam, eles vão experimentar e não simplesmente escutar o professor.  Eles vão olhar a água da banheirinha.  E confrontam isso com suas próprias hipóteses. E começam a buscar a entender o que acontece. A criança está lá no centro experimentando. Isso acontece ao longo de todo o currículo e, é bem diferente da educação tradicional que muitos de nós teve e que continua a ser praticada em diversas escolas no Brasil, quando a professora está dissertando um texto achando que a criança está consumindo, mas gera um certo desinteresse dos alunos, na verdade, principalmente neste mundo mais contemporâneo onde nossos alunos estão sujeitos a muitos estímulos. 


Por isso dizemos que nosso aluno é protagonista, porque ele experiencia, trabalha em projetos e não é um elemento passivo, na recepção de informações. Ele examina e reflete, ele relaciona e atribui significado às suas descobertas. É uma aprendizagem ativa que proporciona uma melhor retenção do conhecimento, a mais longo prazo. 


Complementando, tem algo que chamamos de taxonomia de Blum, que é uma escala de como as funções executivas dos nossos estudantes podem ser desenvolvidas, que ensina como o aluno pode criar algo a partir de um conhecimento, sem precisar decorar, pois ele participa da produção do conhecimento.  Sabemos que algumas famílias ainda sentem falta de algo que seu filho possa decorar, de uma lista, mas realmente isso é coisa do passado.


A Maple Bear tem uma metodologia que é própria, mas também faz uso de muitos estudos e pesquisas que foram desenvolvidos ao longo do tempo, baseados nas melhores práticas. A criança é ouvida, respeitada e valorizada. Entendemos a infância como sujeitos que estão ali produzindo conhecimento e cultura, e toda a interação com ela vai se dar a partir desta perspectiva. E, com isso, acontece a liberação gradual da responsabilidade, que alcança sua totalidade a partir do sexto ano.


Imersão na língua inglesa

Um pilar importante na nossa metodologia! E é importante as famílias entenderem o que é a educação bilíngue. Existem muitas resoluções municipais e estaduais que falam em bilinguismo que, na verdade, nada mais são do que ter aulas em inglês. No bilinguismo de verdade, a criança aprende sobre o mundo enquanto aprende inglês. Ela vai descobrindo o mundo através da língua e não o contrário. O conteúdo é aplicado em duas línguas e, na Maple Bear vemos isso desde o primeiro dia de aula.  No Ensino Fundamental vamos caminhando para uma imersão de 50% em português e 50% em inglês, que perpassa as áreas de conhecimento como ciências, matemática e língua inglesa.


E, sabemos, por meio de pesquisas, que é diferente aprender com este modelo imersivo de educação bilíngue, que traz realmente resultados diferentes, inclusive no vocabulário que vai sendo construído ao longo do período de escolarização.  E muitas vezes brincando em inglês, porque ela cria referências, de cores, por exemplo. 


Além do mais, ser alfabetizado em duas línguas ajuda a desenvolver uma competência metalinguística incrível, ter uma habilidade de pensar sobre a língua, de saber o som que uma letra tem quando se fala em inglês ou em português. É importante entender que o cérebro da criança funciona como se fosse uma coisa só, não existe um espaço para o português e outro para o inglês. E a criança normalmente vai escolher em que momentos falará em português e quando falará em inglês.  E, isso tem a ver com a referência dela.  Por exemplo, em casa com a família, talvez seja mais natural falar em português.  Com a professora na escola, o natural é falar em inglês.  E, assim, a criança vai construindo suas referências.


Para a família, é importante poder ler os livros que a escola manda em inglês, para que o aluno possa criar essa referência da família com a língua inglesa e isso sair de forma mais natural.  Deixar a criança usar o inglês de modo espontâneo é importante.  Por exemplo, há pais que se surpreendem em uma viagem a Disney quando a criança entendeu tudo com naturalidade. Isso vai ajudando a construir a língua com naturalidade, para brincar, para se relacionar etc.; é importante gerar um ambiente propício para isso.


Na escola, não existe uma matéria que é dada em duas línguas.  Então, por exemplo, se na aula de português você for tratar um assunto de ciências, que foi aprendido em inglês, o aluno vai buscar seu registro e tratar o assunto em português.


E, por fim, no high school, o aluno se forma com um duplo diploma, ele pode estudar em vários países do mundo. Ele tem um aconselhamento vocacional para ajudar a pensar que universidade se adequa mais ao seu perfil, tanto fora quanto no Brasil.


Nossa metodologia estabeleceu diversas parcerias para que possamos dar suporte aos nossos estudantes.  Inclusive eles podem permanecer um semestre ou até um ano letivo em uma das escolas de New Brunswick, fazer Summer Camp, também em Montreal, para ajudar a vivenciar essa globalização, a mistura com outras culturas.  


E, quanto ao inglês, fazemos sondagens constantemente para avaliar nossos alunos, com base em testes internacionais como o de Cambridge. E, as crianças conseguem fazer com bastante tranquilidade. Para aquele que apresenta alguma dificuldade, a escola trata de forma individualizada. Mas a nossa preocupação está também com aquele aluno que decide estudar no Brasil. 


Nosso currículo atende a todos os requisitos do ENEM e, nossos alunos vem seguidamente tendo bons resultados, que lhes permitem cursar qualquer universidade brasileira.  Inclusive apresentando resultados na redação bem acima da média nacional. 


Estamos em constante aprimoramento da nossa metodologia e práticas.  E, sempre em busca da excelência.  Vamos por mais, por nossos alunos!

 

 

 








Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page