top of page

O Desafio Maple Bear

A Maple Bear, mesmo amplamente reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade, continua com a mesma dedicação e compromisso: oferecer a excelência de um dos melhores sistemas educacionais do mundo, por meio da metodologia canadense, de maneira relevante para a cultura local.





Não apenas no Brasil, mas em cada uma das 300 escolas Maple Bear que existem em 16 diferentes países. A educação bilíngue de alta qualidade oferecida pela Maple Bear se sustenta sobre quatro pilares: a aplicação consistente da metodologia canadense; o treinamento intensivo pelo qual todos os professores passam, constantemente; o programa educacional; e a certificação de qualidade.


Para vencer o desafio de garantir excelência educacional em uma área tão ampla, é preciso envolver toda a comunidade ao redor de um só objetivo comum. Pais, alunos e professores são partes fundamentais de uma mesma estrutura. Para que tudo isso funcione de verdade, a comunicação tem que ser eficiente; o treinamento, contínuo; e a inovação no programa educacional, constante.


Na Maple Bear, a excelência é, mais que um conceito abstrato, uma busca constante que está em cada atitude, cada ensinamento, cada atividade realizada dentro e fora da sala de aula. Por isso, desde a organização dos espaços físicos até o treinamento dos professores, passando pelas atividades que realizamos, tudo na escola tem uma razão de ser, para que os alunos tornem-se protagonistas de suas próprias histórias, por meio de escolhas conscientes não apenas para si, mas também para a sociedade na qual estão inseridos.


A Metodologia Canadense no Brasil


A Maple Bear traz para a realidade sociocultural do Brasil a metodologia canadense, que se baseia na descoberta, experimentação e resolução de problemas na prática. De acordo com esses princípios, o ensino tradicional, baseado em decorar fatos e fórmulas, dá lugar a uma educação instigante, que incentiva o aluno a explorar o ambiente que o cerca para encontrar respostas a questões realmente relevantes para o seu cotidiano.


Entretanto, cientes do contexto da educação brasileira, não nos descuidamos das exigências da Lei de Diretrizes e Bases, que orienta as condutas educacionais em relação aos assuntos a serem tratados em todas as escolas do Brasil, de acordo, inclusive, com demandas como o Enem e os melhores vestibulares. Mas, na Maple Bear, tudo é feito para que os alunos compreendam verdadeiramente o que é ensinado, para que possam levar e usar esse conhecimento e essas habilidades ao longo de suas vidas.


Este artigo foi publicado originalmente na Revista Maple Bear Edição 11

55 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page